SUZANE - Página oficial



Notcias e resultados
NOTCIAS
TESTES DE CARROS E MOTOS
TESTES
BLOG
BLOG
Vídeos
VIDEOS
Entrevistas
ENTREVISTAS
Fotos no automobilismo
GALERIA
Pódiums e premiações
PDIUNS
Traçados dos circuitos
PISTAS
Cadastre-se para receber o boletim de notícias
BOLETIM
Produtos da Suzzy
SHOPPING
Outros sites sobre automobilismo
LINKS
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail


SUZANE - Página oficial
BUSCA
LEIA-ME NO UOL!
CURTA MINHA FAN PAGE NO FACEBOOK!
ASSISTA TESTES E NOTCIAS!
CTPSC
SIGA-ME NO TWITTER!
ASSISTA-ME NO YOU TUBE!
VEJA MEU INSTAGRAM!

NOTÍCIA
por Suzane Carvalho


Nova versão Kawasaki Ninja ZX-6R mais potente
       

 

A ZX-6R mudou e passou a se chamar ZX-6R 636, número que indica a cilindrada total do motor.

Apesar de vir com motor de maior cilindrada e mais potente, a Kawasaki desenvolveu o novo modelo para atender principalmente aos clientes que a utilizam para o lazer e para o uso urbano, que é onde 90% dos compradores e usuários da ZX-6R a utilizam. O resultado foi uma moto mais dócil de pilotar sem ter deixado de lado a esportividade.

Outra coisa que a Kawasaki visionou, é que esta é uma moto adquirida também pelos clientes "top", que optam por ela ao invés da ZX-10R por ser mais fácil pilotar. Então investiu mais em tecnologia e este passou a ser o modelo da marca que tem o maior índice de itens tecnológicos.

Ergonomicamente falando, o tanque ficou mais estreito para facilitar o encaixe das pernas, mas manteve o mesmo tamanho, comportando 17 litros de combustível. Ela perdeu 5 mm no comprimento e no entre-eixos, ficando com 2.085 e 1.395 mm respectivamente. O banco ficou 1,5 cm mais alto, a 83 cm do chão. A altura e a largura se mantiveram as mesmas.

Como não deixou de ser uma esportiva, ganhou alguns toques da ZX-10R como a entrada de ar frontal. O desenho de dois "Zs" opostos na lanterna traseira é o mesmo que está nos novos modelos da Kawasaki.

Tem embreagem deslizante (que deixa as trocas de marcha mais suaves), controle de tração em 3 diferentes níveis, além da opção de desligá-lo, novos amortecedores e ABS, e dois níveis de despejo de potência do motor, que só se diferenciam a partir de 5.000 rpm. Em baixa rotação, em qualquer modo a potência é a mesma.

A suspensão dianteira é garfo invertido da Showa utilizando a tecnologia SFF-BP, que significa Separate Function Fork - Big Piston, que, como o nome diz, separa a função dos ajustes da suspensão pelas duas bengalas do garfo: enquanto no lado direito se ajusta compressão e retorno, no lado esquerdo se ajusta a pré-carga. O curso é de 120 mm.

Na suspensão traseira, o comprimento da mola aumentou de 190 para 215 mm. O raio de alavanca do suporte dela aumentou, e com isso ela comprime mais facilmente. O curso é de 134 mm.

O escapamento ganhou uma ligação a mais, entre os 2° e 3° tubos. Outra modificação grande foi no desenho da ponteira do escapamento, que ficou menos bruto.

Visualmente, outra mudança foi na cor do motor, que deixou de ser preto. Os retrovisores ficaram ligeiramente mais largos nas extremidades e os pneus ganharam novo desenho, mas mantiveram a mesma borracha.

O QUE MUDOU NO MOTOR

A cilindrada aumentou de 599 para 636 cc. Para chegar a este número, foi aumentado o curso do pistão, que aumentou 2,6 mm. Como consequência, diversas adaptações tiveram que ser feitas: as bielas que tinham 14 mm passaram a ter 16; o virabrequim ficou com o curso mais longo, o eixo-comando também teve que ser ligeiramente aumentado e o pistão, que mudou o desenho para que as válvulas não batam nele, está mais resistente.

Como resultado, maior torque, que foi de 6,8 kgf.m a 11.800 rpm para 7,2 kgf.m a 11.500 rpm. A potência aumentou de 128 cv a 14.000 rpm para 131 cv a 13.500 rpm. Com o RAM Air foi para 137 cv. A ZX-6R fica com 134. A taxa de compressão, no entanto, diminuiu de 13,3 para 12.9:1.

O quadro perimetral em alumínio prensado também teve que ser adaptado e o ângulo de cáster diminuiu de 24 para 23.5°. Consequentemente, o trail diminuiu de 103 para 101 mm. Ficou mais rápida de reação.

Apesar de estar mais confortável, a 1ª marcha ficou mais curta, para ganhar em esportividade nas arrancadas.

Ela ficou mais rápida, claro. O tempo de sair da inércia e percorrer 400 metros baixou 0.2 s, conseguindo fazê-lo em 10,4 s. Para quem acha pouco, isso equivale a 12,51 metros, ou 6 motos.

Os discos do freio dianteiro ganharam 10 mm passando para 310. É uma pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos. Na traseira, o disco simples manteve os 220 mm e a pinça tem pistão simples de alumínio. As pinças, da Nissin, passaram a ser monobloco e mais leves. Com isso o calor é dissipado mais rápido, deixando-o mais sensível mesmo quando muito exigido.

O sistema anti-bloqueio, chamado de KIBS (Kawasaki Inteligent Anti-lock Brake System), recebe informação de sensores espalhados pela moto para aplicar a pressão hidráulica correta. O intervalo da liberação do travamento das rodas também está menor além de considerar o freio motor para calcular a pressão exata.

O painel é dos mais completos. O conta-giros se manteve analógico e tem também indicador de pilotagem econômica.

No final, a ZX-6R 636 ficou somente 1 kg mais pesada que a ZX-6R: 192 kg em ordem de marcha. Com KIBS, ganha dois quilos.

Já está sendo distribuída para os concessionários. Sem KIBS, tem nas cores verde e branca e custa R$ 49.990,00. Com KIBS, só a verde e sai por 52.990,00.

A ZX-6R 2012 está custando R$ 43.990,00 e continuará à venda até acabarem os estoques, o que deverá abastecer o mercado até o final do ano que vem.

Tem como opcionais o amortecedor de direção, os sliders e o monoposto, ou seja, a pequena carenagem que fica no lugar do banco do carona.

     

11 de março de 2013
[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive]