SUZANE - Página oficial



Notcias e resultados
NOTCIAS
TESTES DE CARROS E MOTOS
TESTES
BLOG
BLOG
Vídeos
VIDEOS
Entrevistas
ENTREVISTAS
Fotos no automobilismo
GALERIA
Pódiums e premiações
PDIUNS
Traçados dos circuitos
PISTAS
Cadastre-se para receber o boletim de notícias
BOLETIM
Produtos da Suzzy
SHOPPING
Outros sites sobre automobilismo
LINKS
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail


SUZANE - Página oficial
BUSCA
LEIA-ME NO UOL!
CURTA MINHA FAN PAGE NO FACEBOOK!
ASSISTA TESTES E NOTCIAS!
CTPSC
SIGA-ME NO TWITTER!
ASSISTA-ME NO YOU TUBE!
VEJA MEU INSTAGRAM!

TESTE
por Suzane Carvalho


Teste do novo Audi A4 2013

       

 

     Ele estava com 3.880 km e andei só 70 km serra abaixo, de São Paulo a Cubatão, pela Rodovia Anhanguera. Não foi suficiente para testar todas as configurações e opções que ele oferece, desde o câmbio, passando pelo teto solar, sistema multimídia, navegação, etcs...

     Lançado em 1972 com o nome de Audi 80, o A4 já vendeu mais de 10 milhões de unidades no mundo. Desde 2007 está em sua 8ª geração e é o modelo da Audi mais vendido no mundo e no Brasil. No primeiro quadrimestre, ainda com o IPI antigo embutido em seu preço, vendeu aproximadamente 93 unidades/mês. O modelo 2013 chegou com o preço de R$ 149.700,00 a versão de entrada, que já é bastante equipada.

     O Novo Audi A4 2013 tem novidades e melhorias tanto no que diz respeito à dirigibilidade quanto ao design e também ao sistema de entretenimento.

     Esteticamente falando, o capô teve seus vincos acentuados, a grade frontal ganhou novo formato e moldura cromada, e as entradas de ar inferiores ficaram maiores. O formato dos faróis também mudou, e, dentro deles, o posicionamento e formato das lâmpadas e refletores foram trocados para ganhar luminosidade. As lâmpadas de xenon são de série, assim como as luzes diurnas de LEDs, que são obrigatórias na Europa. A regulagem de altura do facho é automática, e em curvas abaixo de 19 Km/h. As lanternas traseiras também são em led e o para-choque foi redesenhado. O escapamento tem ponteira dupla.

     O motor da versão Ambiente é o 2.0 TFSI (Turbo Fuel System Injection) de 4 cilindros com Turbocompressor integrado, combinado com injeção direta de combustível.

Audi Valvelift System

     O que é interessante nesse motor é que tanto a potência quanto o torque estão em uma larga faixa de giro. A potência de 180 cavalos aparece nos 4.000 rpm e vai até 6.000. O bom torque de 35,68 kgf.m aparece logo aos 1.500 giros e vai até os 4.200. O motor muda de marcha sozinho aos 6.250, não chegando a cortar. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a 226 km/h de velocidade final. Se você andar em velocidade constante, a 100 Km/h, ele fica a apenas 1.500 rpm e faz entre 17-18 km/l.

     Ele consegue ter a mesma performance esportiva que alguns motores V6, utilizando 10 a 15% menos combustível. Para aumentar sua eficiência, a evaporação da gasolina na câmara de combustão esfria o ar que entra, dando maior compressão ao mesmo tempo em que diminui a emissão de CO2. Ele te ainda um sistema na árvore de comando que varia a abertura das válvulas em dois níveis diferentes, chamado de Audi Valvelift System.

     Esse sistema de comando de válvulas reduz o consumo, e devido a um gerenciamento da variação térmica, o motor alcança mais rapidamente a temperatura ideal.

     O motor da versão Ambition, que chegará em breve, é o mesmo, mas com potência de 211 cavalos entre 4.300 e 6.000 rpm e o mesmo torque na mesma faixa de giro.

     O câmbio é o Multitronic continuamente variável, em que duas polias mudam a relação continuamente, e tem 3 modos: Drive, Sport e “Manual” que permite simulação de oito marchas. Mas se você não trocar no giro ideal, ele troca por volta de 6.000 rpm. O diferencial tem deslizamento limitado.

     A tração da versão Ambiente que testei é dianteira. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio e em relação ao modelo anterior, teve os amortecedores e os 4 braços traseiros recalibrados. A suspensão dianteira é multilink com cinco braços. A traseira é trapezoidal suspensa em quatro pontos.

     Já o A4 Ambition utiliza câmbio S-Tronic, automático sequencial de dupla embreagem e sete marchas. A tração quattro é de série e a distribuição da força do motor para os dois eixos é variável, entre 40 e 60% dependendo da situação.

Suspensão dianteira com cinco braços e traseira com quatro

DINÂMICA

     A Novo Audi A4 2013 tem um sistema de vetorização de torque que analisa a velocidade e o esterço das rodas. Se o motorista acelerar mais do que deve para fazer determinada curva, o carro compensa sozinho, freando a roda externa e corrigindo a angulação dela se a curva se estiver errada. Isso não deu para eu testar, pois mesmo dirigindo-o na serra, estava muito trânsito. Aqui, em detalhes:

     ESP - Eletronic Stability Programme, ou, Programa Eletrônico de Estabilidade é composto pelas quatro tecnologias que identifica a direção desejada, e se o carro estiver em velocidade incompatível com o ângulo das rodas, ele freia individualmente cada roda para manter o carro estável.

     ABS - O Anti-lock Braking System, ou, anti-bloqueador do sistema de freios, age nos momentos antes de uma roda travar durante uma frenagem de emergência. Ele reduz a distância de frenagem facilitando o desvio em situação de emergência. É o que ensino nos cursos de Direção Defensiva para quem não tem carro com todas essas tecnologias.

     EBD - Electronic Brake-force Distribution, ou, Distribuição Eletrônica dos Freios, trabalha em conjunto com o ABS distribuindo adequadamente a força dos freios entre as rodas dianteiras e traseiras.

     ASR - Anti-slip Regulation , ou Controle de Tração, reduz a força de alguma das rodas individualmente se ela apresentar risco de destracionar, ou o carro rodar. Quando a tração é restabelecida, a força da aceleração volta ao que você está comandando.

     EDL - Electronic Differential Lock ou Blocante Eletrônico do Diferencial permite uma mudança suave do torque quando muda o tipo de piso ou se esse for misto.

     O freio de mão funciona até 100 km/h, mas o freio total de estacionamento, que trava as rodas traseiras só funciona abaixo de 7 km/h.

RECUPERAÇÃO

     O carro tem também um sistema de recuperação de energia, que ao aumentar a tensão do gerador, a energia cinética é convertida em energia elétrica útil quando o veículo estiver freando ou desacelerando. Essa energia é utilizada para auxiliar o gerador durante a aceleração subsequente e ajuda a economizar até 3% de combustível.

     Por tudo isso, esse modelo recebeu cinco estrelas no teste Euro NCAP.

     O carro pesa 1.465 kgs, tem 4,70 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,42m de altura, entre-eixos de 2,81 m e vem com aro 17” e pneus de medida 225/50. Apesar do entre-eixos e da largura do carro estarem 1 cm maiores, o volume do porta-malas, de 480 litros, e do tanque de combustível, de 65 litros, continuaram os mesmos. Quem ganhou espaço foram os passageiros de trás.

DENTRO DO CARRO

     O diâmetro do volante é bom e a pegada é super boa. O ajuste de profundidade é bem grande.

     O ajuste de altura do banco é de 15 cm! Tem também ajustes de inclinação e de lombar eletrônicos. Tem um espaço para a perna esquerda bastante grande. O visual do painel é bem bonito. A tela não é “touch”, mas é bem fácil e rápido para colocar as coordenadas ou endereço para o GPS. As luzes internas são todas muito boas.

     Além das automáticas, o rádio tem também dial e procura manual de estações. Legal. Tomada 12 v, piloto automático, teto solar, shift-paddles, sensor de luz e chuva, teto solar, airbag lateral dianteiro e de cabeça, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio Symphony, Audi Music Interface e Bluetooth. Painel com 264 milhões de cores com alta definição exibe DVD com 256 mil cores.

     O Sistema MMI (Multi Media Interface) que permite todos os comandos por voz, já vem com 12 opções de idiomas, mas se você quiser alguma outra que não esteja ali, é só pedir para a Audi.

     O setup multimídia faz uma adaptação vocal individual, que grava sua frequência, timbre e sotaque de 40 maneiras diferentes. Para o motorista, várias telas de informações, e as medidas podem ser mostradas em milhas ou quilômetros, em 100 Km/h ou l/100 Km, °C ou F.

     Ah! O carro também te sugere tomar um café (literalmente) se suas reações começarem a ficar mais lentas do que o normal.

     Tem tantas opções de configurações que dá para ficar entretido por um bom tempo com isso.

     São “só” 17 opções de cores externas, mais 4 combinações de cores internas e duas opções de rodas.

     Ele chegou custando R$ 149.700 sem o sistema de navegação, que custa mais 10.350,00.

Confira a galeria completa aqui.


16 de maio de 2012
Suzane - Página oficial
Academia X-GYM Academia X-GYM Fitness Center Academia X-GYM Forma Total
SUZANE - Página oficial



Trajetória no automobilismo
HISTRIA
Carreira antes do automobilismo
PASSADO
Eventos
EVENTOS
Quem me apóia
PATROCINADORES
Fórmula Indy Lights Pan-Americana
ILP
Curiosidades
PIT STOP
Meu capacete
CAPACETE
MASCOTE
SUZZY
Fotos fora do automobilismo
MOMENTOS
Fotos com amigos
AMIGOS
Coleção de Papéis de Parede para o seu Computador
PAPEL DE PAREDE
Arte sobre automobilismo
Arte
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail