SUZANE.COM

VIAGEM-TESTE
por Suzane Carvalho


AVENTURA E REQUINTE
COM A HONDA VFR 1200X, EM LUMIAR


Fotos: Caio Mattos e Suzane Carvalho


foto: Caio Mattos

        A moto, a única no mundo de grande cilindrada que tem câmbio automático e dupla embreagem, além de sua irmã VFR 1200F.
        O lugar, cheio de luz e magia, entre montanhas, cachoeiras, pássaros e ar puro.







        O motor da VFR 1200X tem 1.236 cc distribuídos em 4 cilindros dispostos em "V" a 76° e despeja uma potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm e um excelente torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm.

        O câmbio tem 6 marchas; e aqui começa a diversão: você pode deixá-lo no modo "Drive", ou seja, automático, automático com "Sport" selecionado, onde as marchas são trocadas com o giro um pouco mais alto, ou totalmente manual, com as trocas feitas através de dois interruptores que ficam ao alcance dos dedos da mão esquerda.



        É como se fosse um joystick, e nem é preciso desacelerar para trocar as marchas. Mas se você reduzir sem estar com o acelerador aberto, o "punta-taco" ou "blipping" (elevação da velocidade do motor antes da troca de marcha) é feito de forma eletrônica e eleva o giro automaticamente. Quando no automático, o sistema eletrônico identifica o tipo de rodagem e adapta a troca de marcha ao estilo do piloto.
        É pouco? Mas mesmo no modo automático é possível reduzir ou alongar as marchas na hora que você quiser.



        A relação diâmetro x curso dos pistões é de 81 x 60 mm. Curso menor, giro que sobe mais rápido. A taxa de compressão também é boa: 12:1.
        Objetivando a compactação e redução de peso do motor, tem um só comando de válvulas em cada cabeçote. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados.




        A localidade de Lumiar fica na RJ-142, e foi fundada por volta de 1.828 por famílias de origens suíça e alemã, que se deslocaram para lá pouco depois da fundação da cidade de Nova Friburgo por D. João VI, em 1820. Ele enviava os colonos que, insatisfeitos, começaram a evadir e se instalar no Vale do Rio Macaé, ao longo dos rios Macaé, Boa Esperança, São Pedro e Bonito, formando a localidade que dista 30 km de Nova Friburgo, de onde hoje é o 5° Distrito.
        Uma curiosidade é que Lumiar tem uma altitude que varia entre 350 metros (São Romão) até mais de 2.140 (Boa Esperança). A temperatura média anual gira em torno dos 26°c, podendo ir de 0 a 35.


        Lumiar nunca teve um "boom" turístico, mas há sete anos, após o asfaltamento do trecho da RJ-142 que é chamada de Estrada Serra- Mar e vai até Casimiro de Abreu, o movimento vem crescendo, já que a ligação até Macaé, onde temos uma base da Petrobrás e muitos estrangeiros, é de apenas 125 km; e de 140 km até Búzios. Com isso tornou-se a serra mais próxima do litoral norte do estado do Rio de Janeiro.
        Em 1977, de tanto ouvir falar de Lumiar, o compositor Beto Guedes fez uma música em homenagem ao local, sem sequer conhecê-lo, o que aconteceu somente em 2011. Eu a conheci em 1982.





Cachoeiras Indiana Jones




        Para chegar a Lumiar, eu saí com a VFR 1200X de São Paulo e fui a um evento em Indaiatuba, seguindo pela Rodovia dos Bandeirantes. Depois peguei as Rodovias D. Pedro, Carvalho Pinto, Dutra, BR-101 e RJ-142, em um total de 820 km. No trecho de alta velocidade, a performance do motor e da dupla embreagem é de deixar qualquer motociclista feliz.
        A injeção eletrônica é com sistema Throttle by Wire. As trocas de marcha são tão suaves, que são quase imperceptíveis. O giro do motor cai somente 400 rpm, pois a dupla embreagem intercala as relações 1ª, 3ª e 5ª com 2ª, 4ª e 6ª. A transmissão final por eixo cardã ajuda na suavidade.



        Claro que peguei noite na estrada, mas o farol tem lâmpadas de 55W e não se passa despercebido por nenhum motorista. É possível ajustar a altura, o que é recomendável, assim como a do para-brisas. Os protetores das mãos também são ajustáveis. A iluminação do painel, branca com números pretos, é de excelente leitura.



        "SÓ PRA NÃO VER O TEMPO PASSAR"
        Lumiar vive exclusivamente do Turismo. São aproximadamente 40 pousadas, além de Campings. Vai desde o Turismo-Aventura passando por Turismo-Ecológico, Turismo-Cultural, Turismo-Spa, Turismo-Rural, Turismo-Gastronômico, e, por fim, Turismo-Reflexão.
        Há a prática de Montain Bike, arvorismo, rafting, rapel, canoagem, caminhadas ecológicas de diversos níveis de dificuldade, escaladas.
        A fauna é outra atração. São 88 espécies listadas pelo pessoal da região. Não precisa procurar para ver pássaros vermelhos, azuis, amarelos, multicolores.






        O tapete de estrelas em que se transforma o céu após o poente, é de fazer qualquer um perder a noção do tempo.
        Fui para ficar dois dias. Fiquei cinco.

        O Poço Feio foi uma das primeiras cachoeiras a atrair turistas para a região. Foi onde estive em minha primeira ida, e desde então não havia voltado. Após mais de 30 anos, fiquei satisfeita ao ver que o lugar não foi destruído e que a cultura da ecologia manteve o local quase que intacto. Os 4.000 habitantes da região respeitam a natureza e pedem isso de seus visitantes.



        Para alcançar as cachoeiras e trilhas, andei por estradas de terra e foi onde o fácil e rápido ajuste da suspensão dianteira me ajudou. O retorno dos amortecedores se dá por um simples acerto no parafuso acima das bengalas. São 14 "clicks" e mudei bastante, já que carrego em minha pochete uma chave de fenda com protetor e também um calibrador de pneus.
        Não tem ajuste para compressão dos amortecedores, mas tem ajuste da compressão das molas, que se faz também acima das bengalas, mas é preciso o uso de uma chave do tipo "boca" que tem no jogo de ferramentas, abaixo do banco. Já a compressão da mola da suspensão traseira, você pode ajustar simplesmente rosqueando com a mão; e o amortecedor, que é com nitrogênio pressurizado, também se dá através de chave de fenda. É bom mudar dependendo se você vai colocar ou não peso na traseira.




        As duas rodas têm sensores de velocidade que enviam os dados tanto para o modulador do ABS quanto para o medidor da tração da roda traseira. O Controle de Tração (TCS) entra em ação quando é detectado que a velocidade da roda traseira está maior do que a da dianteira. Ele detecta também se tiver flutuação anormal da roda traseira reduzindo temporariamente a transferência de potência do motor. Mas ele pode ser facilmente desligado com a moto em movimento. Isso ajuda quando entramos em um trecho de terra com pedras soltas ou pegamos gelo no caminho.

        A suspensão tem 165 mm de curso na frente. Na traseira, que é do tipo Pro-Link, 146 mm.
        O chassi é em alumínio, do tipo Diamond Frame.



        A Cachoeira Indiana Jones nos leva a lembrar de cenas do filme a que se refere. Ela tem uma fenda com aproximadamente 12 metros de altura e 2,5 metros de largura, com pedras por cima, por onde é possível caminhar até encontrar outra cachoeira. Mas isso só é possível quando o rio está baixo e as águas com pouca força.
        Outra bonita cachoeira é a São José, em Boa Esperança. Está bem estruturada para receber os turistas e tem até piscina de água doce e bar.

        Na RJ-142, no trecho que vai de Lumiar a Casimiro de Abreu, tem o Encontro dos Rios: o Rio Bonito vem da esquerda o Rio Macaé desce da direita seguindo para o litoral.


Encontro dos Rios

        Outra atração é a Pedra-Riscada, onde é possível subir seus 500 metros, até 1.343 de altitude, através de trilhas ou escaladas, e acampar. O que acho muito bonito, é que a estrada acompanha a extensão do Rio Macaé.

        "ACORDAR EM LUMIAR"
        Escolhi o Parador Lumiar, a 835 metros de altitude, para ficar. Ele é situado em um vale próprio, com nascentes, cachoeiras, lareira no quarto, ofurô na varanda, cavalgada com Manga-Larga Marchador, jipe tour, terapia corporal, adega, piscina de água mineral, orquidário, heliponto, gym, sauna a lenha, seca e a vapor, horta própria sem agrotóxicos, lago para pescaria, campo de futebol, churrasqueira, massagem, aquecedor de toalha, duchas quentes e pressurizadas, aquecedores solar e à lenha.






        "PRA PODER DORMIR E SONHAR"
        Faz parte do "Roteiro de Charme", que reúne 66 pousadas de todo o Brasil, e tem uma refinada cozinha internacional. Fiquei fã do suco de luz e do risoto de raízes de legumes e cogumelo Eringuy.

        No centro de Lumiar tem ainda o Casarão Cultural, uma espécie de mercado com lojas, restaurantes, praça com coreto e fonte, e onde acontecem os eventos culturais.



        Não foi preciso abastecer a moto durante os dias em que passeei pela região. O tanque de combustível da VFR 1200X tem excelente capacidade para 21,5 litros. O consumo varia muito da maneira como você irá pilotá-la e do tipo de combustível utilizado. Com isso pode variar entre 14 e 20 km/l. Se você colocar uma boa gasolina e acelerar moderadamente, pode fazer até 430 km com um tanque. Tem computador de bordo que te mostra o consumo instantâneo e também a autonomia, depois que você atinge a reserva.



        Os freios são da Nissin com Combined-ABS, que equilibra a frenagem entre as rodas dianteira e traseira. São dois discos de 310 mm de diâmetro na frente e um de 276 mm atrás. Vem com pneus de uso misto Scorpion Trail da Pirelli de medidas 150 x 70 x 17" MC 69V na traseira e 110 x 80 x 19" M/C 59V na dianteira, montados em rodas raiadas, mas sem câmera, devido à fixação dos raios pelas bordas do aro.

        Com o peso de 261 kg, só tive que ficar atenta para manobrar a moto, mas não passei por nenhuma dificuldade. A altura mínima do solo é de 17,9 cm e o banco fica a 85 cm. As medidas de comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2,28 m x 91,6 x 1,33 m, com distância entre os eixos de 1,59 m.




        As cores disponíveis para a aventureira tecnológica VFR 1200X são o vermelho metálico e o branco perolizado. Ela está custando R$ 76.979,00, base São Paulo.

        Como fui ainda ao Rio de Janeiro, antes de voltar para São Paulo, rodei um total de felizes 1.560 quilômetros.




foto: Caio Mattos

        CLIQUE AQUI e veja a galeria completa da viagem-teste com a Honda VFR 1200X Crosstourer.

       



10 de junho de 2014