SUZANE - Página oficial
|
SUZANE - Página oficial
VOLKSWAGEN COMEMORA 30 ANOS DO GOL
E EMPLACA O PRIMEIRO GOL PLACA PRETA
Com uma grande festa no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, a Volkswagen do Brasil comemorou esta semana os 30 anos de fabricação e sucesso do modelo de carro que mais vende no país.
Na festa, além de shows musicias, shows de acrobacias e manobras radicais com o carro, pista de testes de ABS e airbag, sorteio de 3 carros 0 Km, brincadeiras, exposições de modelos antigos, customizados e de competição, espaços infantil e feminino, e um carro com sistema de amplificador de guitarra embarcado, criado especialmente para o evento, o Gol Vintage.
|
|
|
|
|
Nesses 30 anos de produção, o Gol teve mais de 6 milhões de unidades vendidas, sendo que mais de 800.000 destinadas ao mercado externo.
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, comemorou o aniversário do carro mais vendido na história do automóvel no Brasil, ao mesmo tempo em que comemora o melhor mês da história da fábrica no país.
Em 57 anos de presença no Brasil, a Volkswagen teve em março passado, um recorde histórico de vendas de carros e comerciais leves, totalizando 69.474 unidades, sendo 61.097 especificamente carros, volume de vendas 60,9% superior a registrada no mês de fevereiro.
|
23 ANOS DE LIDERANÇA DE MERCADO
A gama de modelos disponíveis para o consumidor é cada vez maior, e ter 10,7% de participação nas vendas totais de carros do mercado brasileiro, é uma marca que mantém o Gol firme na liderança, com 29.342 unidades vendidas em março passado.
O Gol foi projetado e desenvolvido por brasileiros para atender principalmente às situações e necessidades do mercado nacional, e em junho de 2008, foi lançada a 5ª geração, com nova plataforma, design e mais tecnologia.
O primeiro modelo começou a ser desenvolvido em 1976, e antes de colocá-lo à disposição do consumidor, em 1980, foram rodados um milhão de quilômetros de testes em estradas e ruas, e mais 200 mil na pista. Seu desenho foi inspirado no Passat, um dos carros mais modernos na época.
O Gol foi também o primeiro veículo da VW brasileira a dar origem a uma família completa de modelos, pois ganhou a versão furgão, a sedã com o Voyage lançado em 81, a station Parati e a picape Saveiro, ambas lançadas em 82.
|
|
|
GOL, UM CARRO HISTÓRICO
30 ANOS DE PRODUÇÃO, CINCO GERAÇÕES E DEZENAS DE VERSÕES
Após ter sido lançado em 1980 com motor 1.3 refrigerado a ar e tração dianteira, em 81 já surgiu a primeira versão com motor 1.6, também refrigerado a ar. O primeiro Gol com motor a água veio em 1984, quando também apareceu o motor 1.8 S, de excelente desempenho.
Em 87, alcançou a liderança do mercado nacional, posto que nunca mais deixou.
Em 1989 foi lançado o Gol GTI, primeiro veículo nacional com injeção eletrônica, e em 90, chegou com os motores AP 1800, utilizado até hoje em competições, e o AE 1600.
O carro tinha um projeto que agradava ao público, mas ao longo dos anos foi perdendo em design, e em 1994 veio a primeira grande transformação com a chegada do Gol “Bolinha”, mais arredondado, com maior espaço interno e no porta-malas, sugestões dadas pelos próprios clientes.
O Gol foi pioneiro também quando colocou o primeiro motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas em 97, e também com o primeiro motor 1.0 turboalimentado do Brasil, em 2000. Em 98, surgiram o GTI 2000 16v e os primeiros modelos 4 portas.
|
|
A Geração III chegou 5 anos depois do “Bolinha”, em 99, e foi o primeiro modelo nacional a dar 5 anos de garantia contra corrosão. Em 2003, o Gol trouxe o primeiro motor biocombustível do Brasil, o 1.6 Total Flex.
O G4 chegou em 2005, ainda mais arredondado e com o para-choque integrado.
|
|
|
|
|
Com a liderança e aceitação do mercado, seria difícil para a Volkswagen decidir por interromper a produção do Gol, optando então por ousar, reestilizando totalmente o carro e lançando em junho de 2008, o Novo Gol, que veio com nova plataforma e motor transversal, ganhando assim espaço interno e melhor dirigibilidade.
|
SÉRIES ESPECIAIS
Nestes 30 anos, diversas séries especiais foram lançadas, como a Série Copa, de 82, a Série Rolling Stones, de 95, e a série Atlanta, de 96. Apareceram ainda a série Fun, Gol Highway I e II de 2001 e 2003 e Gol Rallye de 2004 que foi relançado com suspensão elevada e estilo off-road em 2007.
O Gol Power, lançado em 2001 para ser apenas uma série, acabou se tornando versão permanente e continua no Novo Gol.
Este ano, a série Gol Seleção de apenas 3.000 unidades comemora os 30 anos do carro e a participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da África.
Outra façanha deste modelo que completa 3 décadas, é a conquista do mercado externo, com mais de 800.000 unidades exportadas para mais de 50 países. Hoje, o Gol é o segundo carro mais exportado da VW e da indústria nacional , perdendo apenas para um concorrente da casa, o Fox, e seu maior comprador é a Argentina.
O PRIMEIRO GOL PLACA PRETA
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall e o Vice-Presidente de Marketing e Vendas, Flávio Padovan, emplacaram o primeiro Gol a receber placa preta, normalmente colocada em carros de colecionadores.
Para receber uma placa preta, é preciso que o carro tenha sido fabricado há no mínimo 30 anos, e tenha pelo menos 80% de itens originais.
Arnaldo Bruno, proprietário do primeiro Gol a receber placa preta, comprou o carro há 2 anos com 59.000 Km rodados por R$ 6.000,00. A única coisa que disse ter feito, além de rodar 20.000 quilômetros, foi renovar a pintura.
Seu Gol L vermelho recebeu a placa de São Paulo, COS 3776. No certificado emitido pela FBVA, 94% de originalidade foi comprovado.
|
|
|
Abril de 2010
LEIA AQUI ALGUNS TESTES DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES FEITOS POR SUZANE
Suzane - Página oficial
SUZANE - Página oficial
|
|