SUZANE - Página oficial



Notícias e resultados
NOTÍCIAS
TESTES DE CARROS E MOTOS
TESTES
BLOG
BLOG
Vídeos
VIDEOS
Entrevistas
ENTREVISTAS
Fotos no automobilismo
GALERIA
Pódiums e premiações
PÓDIUNS
Traçados dos circuitos
PISTAS
Cadastre-se para receber o boletim de notícias
BOLETIM
Produtos da Suzzy
SHOPPING
Outros sites sobre automobilismo
LINKS
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail


SUZANE - Página oficial
BUSCA
LEIA-ME NO UOL!
CURTA MINHA FAN PAGE NO FACEBOOK!
ASSISTA TESTES E NOTÍCIAS!
CTPSC
SIGA-ME NO TWITTER!
ASSISTA-ME NO YOU TUBE!
VEJA MEU INSTAGRAM!


APRESENTAÇÃO
por Suzane Carvalho


VFR 1200F
A PRIMEIRA MOTO GRANDE DO MUNDO COM DUPLA EMBREAGEM E CÂMBIO AUTOMÁTICO*

* Sem querer discutir agora o que é câmbio “automático” ou “automatizado”, o fato é que ela muda de marcha sozinha.

fotos: Caio Mattos




        No ano em que comemora 40 anos de atuação no mercado brasileiro e 35 anos da instalação de sua fábrica em Manaus, a Honda traz para o Brasil a sua moto “top” em tecnologia, que está sendo lançada em todo o mundo.

        1ª motocicleta de alta cilindrada com transmissão automática e embreagem dupla, a Sport Touring VFR 1200F da Honda é linda de se ver, e melhor ainda de acelerar.
        Toda a moto foi desenvolvida para ser compacta, com baixo centro de gravidade, de fácil dirigibilidade, ter excelente aerodinâmica e desempenho.


        Tem motor de 1.227 cm³ OHC UNICAN, ou seja, com um único comando de válvulas em cada cabeçote. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, objetivando assim a compactação e redução de peso do motor.
        São 4 cilindros em “V” a 76°, 172,7 cavalos a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. A compressão é de 12,0:1.

        O escapamento é 4 x 2.


        A VFR 1200F é uma moto para quem quer o desempenho de uma superesportiva sem ter que ficar abaixado em cima do tanque por longo tempo, pois a vocação dela é estradeira, e 90% do torque já é aproveitado a partir de 4.000 rpm, o que significa que anda bem também em baixa velocidade.






        O câmbio é automático, com opção de trocas manuais.
        No modo manual, para trocar de marcha, não é preciso desacelerar. Como em um carro ou moto de competição, ou automático, é só ir puxando as marchas para cima ou para baixo. Com os dedos da mão, e não com o pé.

        Com um pequeno treino antes de sair com ela, não tive nenhum problema para me adaptar. Só demorei alguns segundos para acreditar que poderia engatar a 1ª marcha sem apertar a manete da embreagem, que não existe.
        Assim que saí, a reação natural foi procurar o pedal do câmbio para engatar a 2ª. Mas apenas por poucos quilômetros, e logo já comecei a desfrutar da troca de marchas nos dedos, que é bastante suave, pois tem dupla embreagem que é acionada eletronicamente (DCT – Dual Clutch Transmission).
        No modo automático, tem opção de modo Econômico ou Esportivo, e a qualquer momento é possível mudar de manual para automático e vice-versa.
        Tem ainda um módulo de função inteligente que analisa o estilo de pilotagem do piloto e reconhece os momentos de mudar as marchas.


        DUAL CLUTCH TRANSMISSION - SISTEMA DE DUPLA EMBREAGEM DCT
        A VFR 1200F é equipada com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo, para motocicletas de grande cilindrada. O sistema possui desenho leve e compacto e foi desenvolvida pela própria Honda.

        Mecanicamente, é semelhante às transmissões de dupla embreagem dos carros, que possuem mais espaço para sistemas de maiores dimensões. No entanto, em uma moto, o espaço é limitado, o que dificulta a utilização de transmissões iguais às dos automóveis. A distância do solo e a alteração do centro de gravidade da motocicleta em curvas são outros fatores limitantes.
        Para superar estes desafios, a transmissão de dupla embreagem da VFR 1200F utiliza dois eixos primários e embreagens hidráulicas em linha. As passagens hidráulicas do sistema estão localizadas atrás da tampa do lado direito do motor, originando um eixo de transmissão mais curto.



esportividade e vocação estradeira

        Ao contrário das transmissões de automóveis, que utilizam seletores independentes para engrenar as marchas, o sistema aplicado na VFR 1200F recorre a um tambor de mudanças típico para motocicletas, o que origina um mecanismo simples e mais compacto.

        Sua configuração utiliza embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e para as mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª), respectivamente. Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. Esta transição rápida permite realizar mudanças extremamente suaves e eficientes.



        DESIGN
        Os detalhes e acabamento são impecáveis.

        A carenagem de duas camadas (Dual Layer) foi patenteada pela Honda e tem algumas funções: além de passar um visual “clean”, cria uma coluna de ar que é aproveitada para melhorar a performance aerodinâmica, a estabilidade, e a refrigeração geral da moto.

        As fixações da carenagem não são visíveis, e não vemos nenhum parafuso, deixando-a “limpa” e sem pontos de resistência ao ar.

        Foi dada especial atenção para se obter ao máximo a centralização das massas para deixá-la com boa ciclística. O tanque de combustível também foi desenhado para dar ao motociclista melhor controle e dirigibilidade em qualquer condição.



        O desenho do para-brisas acompanha o desenho da moto tanto vista de frente quanto de traseira, e nos bonitos retrovisores rebatíveis, têm setas e lanternas em led.
        Os controles estão em boa posição, e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram deixar o banco relativamente baixo, a 81,5 cm do chão.
        Como é uma moto feita para utilização em longos trajetos, houve especial atenção para opção de amarração de bagagem e bauletos, pois já vem com pontos de fixação para estes. O carona ganhou um banco não muito inclinado.



        PAINEL
        Painel, luzes traseiras e conjunto ótico dianteiro parecem ter forma de uma bola com asas e me lembraram a “Pomo de Ouro” da série Harry Potter. Aliás, a carenagem lateral também lembra uma asa, que é o logotipo da Honda, e o desenho do escapamento acompanha a idéia das asas com ângulo reto.

        De cada lado do conta-giros analógico, tem um display digital. O da esquerda mostra velocímetro e nível de combustível, e o da direita: temperatura, odômetro, relógio, termômetro, indicador e modo de marcha, relógio. Acima do conta-giros, nove luzes espia, incluindo as do sistema HISS e do ABS.



        CHASSI
        O chassi é do tipo “Diamond” em alumínio.
        A balança traseira é do tipo Pro-Link com curso de 130 mm com um amortecedor, e a suspensão, mono braço em alumínio.
        Na dianteira, a suspensão é garfo telescópico com curso de 120 mm e tem regulagem de pré-carga.
        A transmissão é por eixo-cardã, e não corrente, o que a faz rolar mais suavemente e sem vibração.



        A capacidade do tanque é de 18,5 l, sendo 6,4 da reserva.
        A distância entre-eixos é de 1545 mm e suas medidas são 2244 x 740 x 1222 mm, com altura mínima do solo de 128 mm.

        Seu peso seco é de 264 Kgs.

        As duas lâmpadas dos faróis são de 55w, e a VFR 1200F vem equipada com pneus Dunlop montados no aro 120 x 70 x 17” na frente e 190 x 55 x 17”atrás.

        A Honda diz que, mesmo com garupa e bagagem, é possível pilotá-la de modo esportivo.



        Achei o freio bastante eficiente e equilibrado.

        Na dianteira, são dois discos de 320 mm com pinças de seis pistões. Na traseira, disco de 276 mm e duplo pistão.
        Vem com Combined ABS, e caso você freie muito forte somente com o pedal do freio traseiro, o sistema não só não deixa travar as rodas, como também equilibra a frenagem, fazendo atuar o terceiro pistão dianteiro de cada disco.

        Tem também freio de estacionamento.



        Com a vinda da VFR 1200F, a maxi trail XL 1000V Varadero deixará de ser importada oficialmente.

        Segundo a Honda, o estoque de peças de reposição é suficiente para abastecer o mercado interno até que a fábrica no Japão retome o ritmo normal de suas atividades.
        A VFR 1200F chegará às concessionárias em abril, na versão “top” DCT, nas cores vermelha e preta metálicas. A pintura tem acabamento translúcido com profundidade, e custará R$ 69.900,00.

        A meta da Honda é vender 20 unidades por mês a partir de abril.

        A garantia é de apenas um ano, mas sem limite de quilometragem.



        Quando fizer um teste mais longo com a moto, poderei falar mais de seu comportamento na cidade e na estrada, além de dar velocidade máxima, consumo, e em quanto tempo ela faz de 0 a 100 Km/h.






28 de março de 2011


LEIA AQUI ALGUNS TESTES DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES FEITOS POR SUZANE

TESTE DA SUZUKI GSX 1300R HAYABUSA

TESTE DA YAMAHA TÉNÉRÉ 250

TESTE DE 100 Km DO J6, MINIVAN DA JAC MOTORS

1.500 KM COM O JAC J3 TURIN

TESTE DA HARLEY-DAVIDSON SOFTAIL DELUXE

HONDA HORNET 600 NA PISTA E NA ESTRADA

RANGE ROVER VOGUE TDV8 4.4

TESTE DO NOVO CARGO 1932 DA FORD

APRESENTAÇÃO/TESTE DA BIG TRAIL DA HONDA, XL 700V TRANSALP

EXPEDIÇÃO-TESTE COM O LUXUOSO OFF ROAD, LAND ROVER FREELANDER 2

APRESENTAÇÃO/TESTE DA HONDA VFR 1200F

TESTE DO JAC J3 HATCH

TESTE DO MERCEDES-BENZ CLASSE C 250 CGI

TESTE DO LAND ROVER DEFENDER

COMPARATIVO ENTRE 3 MODELOS DO FIAT IDEA

TESTE DO FIAT PUNTO 1.8

APRESENTAÇÃO DA HONDA SHADOW 750 2011

TESTE DA HONDA BIZ 125 FLEX 2011

TESTE DA SUZUKI GSX-R 1000

TESTE DO BRAVO, O NOVO HATCH ESPORTIVO DA FIAT

TESTE DO INSIGHT E DO CR-Z, OS MODELOS HÍBRIDOS DA HONDA

TESTE DO MUSCLE CAR DA GM, O CHEVROLET CAMARO 2011

TESTE DOS NOVOS MOTORES E.TORQ DA FIAT

APRESENTAÇÃO E TESTE DO CITROEN C3 AIRCROSS

TESTE DA HONDA CBR 1000RR FIREBLADE

TESTE DO CAMINHÃO ACTROS DA MERCEDES-BENZ

TESTE DO NOVO UNO ATTRACTIVE 1.4 NA ESTRADA

TESTE DA KAWASAKI NINJA ZX-10R

TESTE DO NOVO SORENTO

40 ANOS DO RANGE ROVER

30 ANOS DO GOL

TESTE DA YAMAHA XJ6N

TESTE DO SUPERESPORTIVO AUDI R8 V10

TESTE DO NOVO DOBLÒ

TESTE DO CHEVROLET AGILE

TESTE DA HONDA XL 1000V VARADERO

TESTE DO HONDA NEW FIT

TESTE DA HONDA LEAD

TESTE DA HONDA XRE300

TESTE DA HONDA CB300R

TESTE DO TOYOTA SW4 GASOLINA

TESTE DA HONDA VTX 1800C

TESTE DA YAMAHA DRAG STAR 650

TESTE DA YAMAHA XT660R

TESTE DA YAMAHA XTZ 250 LANDER



Suzane - Página oficial
Academia X-GYM Academia X-GYM Fitness Center Academia X-GYM Forma Total







SUZANE - Página oficial



Trajetória no automobilismo
HISTÓRIA
Carreira antes do automobilismo
PASSADO
Eventos
EVENTOS
Quem me apóia
PATROCINADORES
Fórmula Indy Lights Pan-Americana
ILP
Curiosidades
PIT STOP
Meu capacete
CAPACETE
MASCOTE
SUZZY
Fotos fora do automobilismo
MOMENTOS
Fotos com amigos
AMIGOS
Coleção de Papéis de Parede para o seu Computador
PAPEL DE PAREDE
Arte sobre automobilismo
Arte
Página de boas-vindas
1ª página
Página de abertura
Home
Entre em contato: e-mail@suzane.com.br
E-mail