SUZANE - Página oficial
|
SUZANE - Página oficial
TESTE
por Suzane Carvalho
TESTE DA YAMAHA DRAG STAR 650
UMA MOTO PARA PASSEAR
Foram três semanas e 2.865 Km rodados com a moto.
A avaliação não se restringiu ao trânsito urbano. Foram duas viagens Rio-São Paulo e um passeio a Miguel Pereira, RJ, com direito a serra estreita debaixo de chuva.
Conheça a Drag Star 650:
ESTILO, DESIGN E CLASSE
Design bonito, escapamento duplo e grande, banco que acompanha o desenho do para-choque traseiro, painel clássico e muitos cromados.
Esse conjunto faz com que a moto custom da Yamaha, a Drag Star 650, tenha um visual extremamente agradável e elegante.
Oferecida nas cores vermelha e preta, vem com motor de 650cc distribuídas em 2 cilindros em V, 4 tempos, refrigerado a ar e 40 cavalos de potência.
CONFORTO
Como uma boa custom, a Drag Star oferece bastante conforto para o condutor
Baixinha e com os pedais avançados, não exige muito fisicamente de quem for pilotá-la.
Os engates das marchas são bem precisos e macios; e a relação do câmbio longa e elástica a faz vibrar pouco e exigir poucas trocas de marcha tanto no trânsito quanto na estrada.
A transmissão da força do motor para as rodas, feita por eixo cardã ao invés de corrente, contribui para a maciez da moto, e a compressão do motor baixa (9:1) e o torque máximo em apenas 3.000 rpm também ajudam para que aproveitemos a moto sem perder conforto.
Com tudo isso, a aceleração e a retomada são bastante suaves fazendo com que principalmente o carona viaje com bastante comodidade.
Os espelhos retrovisores, além de estarem bem à frente do condutor, oferecem uma visibilidade bastante ampla, dando boa segurança na hora de mudar de faixa.
E para os esquecidinhos, outro conforto: ela vem com temporizador nas setas que se auto-desliga 15 segundos após acionadas.
Porém, o fato de vir com dupla carburação em vez da injeção eletrônica e ter apenas duas válvulas por cilindro, a deixa menos confortável do que poderia ser.
DESEMPENHO
O centro de gravidade desta moto é bem baixo, pois está a apenas 14 cm do chão, e sua altura máxima é de 1.06 metro, o que ajuda na estabilidade.
Mas por causa de seu raio mínimo de giro acima de 3 metros, peso de 215 Kg, entre-eixos longo e pneus largos, não é muito amiga de chuva e lama e nem é ágil para costurar no trânsito.
Os freios – disco apenas na dianteira e tambor pequeno na traseira - são bastante bons e não prejudicam seu desempenho, já que a transferência de peso em freadas é pequena pelo curso da suspensão, tanto dianteira como traseira, serem também pequenos.
A suspensão traseira tem apenas um amortecedor, mas com regulagem de pré-carga de mola, por isso recomendo para quem for andar com garupa, que a deixe mais "durinha" para evitar que o amortecedor, que já é mole, chegue no batente.
CONSUMO
O tanque tem capacidade para 16 litros de gasolina, e a autonomia vai depender muito da maneira de como você for acelerá-la.
Se você andar com o giro dentro da faixa do torque máximo que é de 5,19 kgf.m e está a 3.000 rpm, ela faz até 22 Km/l. Mas se você andar com o giro alto querendo aproveitar toda a potência, que está a 6.500 rpm, o consumo pode cair para até 13 Km/l. Ou seja, você pode fazer 350 ou 200 Km com um tanque.
No mais, com o verão chegando, a Drag Star nos convida para um bom passeio pelas estradas e serras de nosso país !
Até breve !
dezembro de 2008
LEIA AQUI ALGUNS TESTES DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES FEITOS POR SUZANE
Suzane - Página oficial
|
SUZANE - Página oficial
|