SUZANE - Página oficial
|
SUZANE - Página oficial
TESTE
por Suzane Carvalho
TESTE DA HONDA VTX 1800C
CUSTOM COM JEITO DE ESPORTIVA
Imagine a situação do trânsito às 18 hs de uma 6ª feira no centro da cidade do Rio de Janeiro. Era esse o cenário quando peguei pela 1ª vez a Honda VTX 1800.
Pensei que talvez pudesse ser “um caminhão” para guiá-la no meio dos ônibus, mas já nos primeiros quarteirões senti que apesar de ter de 2 metros e 45 cm de comprimento e de pesar 321 Kg foi muito fácil driblar o trânsito para chegar a uma via expressa. Em poucos metros eu já me sentia íntima da moto; e nem mesmo o temporal que desabou à noite, quando eu estava em uma serra, me tirou a segurança que a moto passa.
E esse é o ponto principal da VTX 1800: um excelente projeto de engenharia muito bem executado, que conjuga o conforto de uma moto custom com o desempenho de uma esportiva.
O conjunto chassi/pneus/amortecedores/freios/motor fez dela uma excelência na categoria.
Isso sem falar no design, claro!
O MOTOR 1.800 cilindradas divididas em dois cilindros em V, com duas velas de ignição por cilindro, é o maior vendido pela Honda. Despeja 96 cavalos e meio de potência e tem um torque de quase 16 Kgf a 3000 giros.
Ela é muito rápida! E faz de 0 a 100 Km em menos de 4 segundos. A velocidade máxima está acima dos 200 Km/h.
A alimentação é por injeção eletrônica e a refrigeração à água, ainda tem direito a ventoinha.
A embreagem é hidráulica e o câmbio tem 5 marchas bem elásticas, e em qualquer uma delas, quando você abre o acelerador, ela responde de forma realmente impressionante. A transmissão final é por eixo cardã, o que ajuda a moto a ter pouca vibração.
Eu rodei 2.000 Km com ela, em 20 dias, e uma vez na estrada, quanto mais alta a velocidade e o giro, mais suave ela roda. O conforto é tão grande que às vezes eu tinha a impressão de estar em um carro.
Ela transmite muita segurança e mesmo deitando nas curvas, ela continua pregada no chão. Essa incrível estabilidade dá-se em muito pela qualidade dos pneus Dunlop, que vem montados em rodas de liga leve.
Outro fator que ajuda essa estabilidade, é a qualidade dos amortecedores; os dois traseiros reagem bem a cada ajuste de clique, para mais mole, para pisos irregulares, ou mais duro, para andar em estradas lisas ou com mais peso
A suspensão dianteira tem garfo telescópio invertido, o que ajuda a moto a ter uma reação bastante rápida.
O freio com duplo disco e 3 pistões na dianteira e disco simples com 2 pistões na traseira, é proporcional a potência/torque do motor. No caso de necessidade, ele responde muito bem e a moto para muito rapidamente; e o melhor: equilibrada, pois o sistema CBS (Dual Combined Brake System) equaliza a força do freio entre a dianteira e a traseira, não deixando transferir muito peso para frente.
O desenho arrojado dos aros dá à VTX um ar ainda maior de “esportiva”.
E apesar de ter aros e pneus de medidas diferentes, 18” na dianteira e 16 na traseira, a altura final deles é a mesma.
As luzes do painel estão separadas do velocímetro, e ficam em cima do tanque. Quando o sol está a pino, atrapalha um pouco a visibilidade.
Em relação a posição de pilotagem, foi a custom que melhor me adaptei até hoje. O banco não é tão baixo assim, o braço não fica muito esticado, e as pedaleiras não são muito avançadas, de forma que eu conseguia rodar 200 Km sem parar para me alongar.
E é possível sentir bem a moto no meio das pernas, o que ajuda em muito a controlá-la na pilotagem.
Por outro lado, quando parada no trânsito, a chave de ignição que fica do lado esquerdo, fica batendo na perna e a perna direita fica encostada no escapamento. Quer dizer: andar de short, nem pensar.
Como rodo muito à noite, senti falta de um pouco mais de luz no farol.
O consumo ficou entre 14-15 Km/l e apesar de no manual dizer que cabem 18 litros da gasolina no tanque, por duas vezes o esvaziei e não entraram mais que 17 litros.
No visual, além de um design harmonioso, os cromados deixam a VTX 1800 mais vistosa ainda.
Ah! Ela é importada e o preço está por volta de R$ 55.000,00
ENFIM, É UMA CUSTOM COM JEITO DE ESPORTIVA!
Até breve !
Janeiro de 2009
LEIA AQUI ALGUNS TESTES DE CARROS, MOTOS E CAMINHÕES FEITOS POR SUZANE
Suzane - Página oficial
|
SUZANE - Página oficial
|